Saiba usar o Google Maps sem conexão de internet

Uma das maiores preocupações de quem está viajando no exterior é como se locomover e como chegar até os principais pontos turísticos do seu destino sem precisar ficar caçando os pontos de wi-fi dos cafés e restaurantes da cidade. Utilizar a internet móvel em países estrangeiros pode ser um “assalto a mão armada” na maioria dos casos, para solucionar isso, saiba como você pode usar o Google Maps sem conexão de internet e não ficar perdido nas suas viagens.

saiba-usar-google-maps-offline

O Google Maps é um aplicativo essencial para os viajantes, principalmente por que ele permite salvar e indicar diversos tipos de resultados relevantes para você usar em suas viagens, com informações de hotéis, restaurantes, cafés, cinemas, teatros, além das ruas, avenidas e os principais pontos turísticos da cidade para você visitar.

Para utilizar o mapa offline é extremamente fácil, basta fazer o download do app oficial do Google Maps, disponível para todas as plataformas mobile. Nos celulares com sistema Android, o aplicativo é nativo ou seja, ele já vem pré-instalado, com isso, basta certificar que você está com a última versão do app instalada.

Logo ao abrir o aplicativo, faça a busca pela cidade desejada, conforme as imagens abaixo:

saiba-usar-google-maps-offline-telas1

Ao selecionar a cidade do seu interesse, aproxime o mapa até que fique selecionada toda a região de seu interesse. Lembre-se, quanto maior a área que selecionar, mais dados será necessário baixar diretamente ao seu celular para acesso offline. É possível manter diversos mapas offline, no entanto, isso também ocupará a memória do seu aparelho, por isso, o ideal é baixar o mapa da cidade de destino via wi-fi e deletá-lo logo após deixar a cidade.

Além do Google Maps, é também possível baixar alguns guias de destinos através dos aplicativos mobile do TripAdvisor e Booking.com. O TripAdvisor oferece centenas de guias pelo mundo de forma totalmente gratuita e que também mostram opções de hotéis, bares, restaurantes, pontos de interesse e opções de lazer em toda a região desejada.

saiba-usar-google-maps-offline-tripadvisor

O ponto positivo dos guias do TripAdvisor é que cada cidade oferece duas opções de guias, o guia básico (mais leve) e o completo (que contém fotos). Como dissemos antes, o ideal é baixar os mapas desejados via wi-fi e descartá-los ao fim da sua viagem para liberar memória do seu aparelho celular. Além disso, o TripAdvisor sempre carrega os comentários e avaliações de outros viajantes, o que pode ser muito útil, especialmente quando estiver procurando algum restaurante ou café em alguma região que você não conheça bem.

O aplicativo do Booking também pode ser bastante útil em suas viagens ao exterior, no entanto, os guias só podem ser acessados caso você tenha feito alguma reserva de hotel no destino com o próprio Booking, o que limita bastante o seu uso, mas não deixa de ser uma ótima opção.

saiba-usar-google-maps-offline-booking

Mas afinal, qual o melhor aplicativo para usar em suas viagens? Na realidade, todas essas opções são excelentes para que você possa utilizar guias offline, portanto, tente usar todos eles e tire suas próprias conclusões. Esses aplicativos estão sempre instalados no meu celular, seja para ver reviews, reservar hotéis ou usar como GPS, no meu caso, utilizo todos, basta você encontrar qual mais lhe agrada.

Além dos guias offline, há sites de viagem que disponibilizam guias online, como o Guias de Destinos, produzido pelo Melhores Destinos, que contém guias exclusivos e escritos por redatores de viagem brasileiros e com informações totalmente verdadeiras, vale a pena conferir também.

saiba-usar-google-maps-offline-guiadedestinos

Você utiliza algum outro aplicativo ou site de viagem para organizar a sua viagem? Deixe seus comentários abaixo, você poderá ajudar outros viajantes.

Autor: Matheus Giácomo

Entusiasta da fotografia e publicitário de profissão, sou um viajante frequente pelo mundo com vontade de desbravar países e continentes a cada nova oportunidade.

Compartilhe este post em