Porque sai fumaça dos bueiros de Nova York?

Se você já esteve em Nova York ou assistiu aos filmes que se passam na maior cidade dos Estados Unidos, provavelmente já deve ter reparado na fumaça branca saindo de inúmeros buracos e bueiros da cidade.

fumaca-bueiros-nova-york-003

Ao contrário do que muitos pensam, a fumaça nada tem a ver com fogo ou reação química, mas simplesmente vapor de água quente.

Por que isso? Bom, a cidade de Nova York possui uma ampla central de aquecimento que faz com que prédios, casas e estabelecimentos comerciais se mantenham aquecidos em períodos do rigoroso inverno, que pode chegar com temperaturas de até -5ºC. O funcionamento desse sistema é a base de água aquecida e é utilizada em Nova York desde 1880, criada por Thomas Alva Edison, também inventor da lâmpada incandescente.

Por serem muito antigas, as tubulações desse sistema de calefação apresentam rachaduras e vazamento com frequência e por conta disso a prefeitura coloca essas grandes chaminés nas ruas para que o vapor saia do subsolo. Muitas vezes vemos a fumaça (ou vapor) saindo dos bueiros também. A fumaça é apenas vapor de água, não tem cheiro ou nenhum produto químico.

fumaca-bueiros-nova-york-002

O curioso é que até hoje ainda é a empresa de Thomas Alva Edson – chamada Con Edison – que é responsável pelo fornecimento e manutenção desse sistema de aquecimento tão importante para os nova iorquinos.

Autor: Matheus Giácomo

Entusiasta da fotografia e publicitário de profissão, sou um viajante frequente pelo mundo com vontade de desbravar países e continentes a cada nova oportunidade.

Compartilhe este post em