Como comprar passagens aéreas baratas?

Acredito que essa é principal pergunta de todo viajante e a resposta é mais fácil do que se imagina. Como assim? Bom, hoje, com a alta tecnologia, internet com diversos pontos de acesso e a facilidade na comunicação, está cada dia mais fácil conseguir aproveitar as promoções que as companhias aéreas oferecem aos clientes.

O número de viajantes no Brasil vem crescendo ano após ano, seja para viagens nacionais ou internacionais, e muitas companhias se aproveitam disso para poder ganhar participação de mercado, e para isso, lançam mega promoções e quem está sempre ligado, não perde nenhuma!

Para começar, é preciso entender um pouco como isso funciona. Hoje no Brasil existem algumas OTAs (Online Travel Agencies), ou simplesmente Agências de Viagem Online, como: Submarino Viagens, Decolar.com, Viajanet, Hotel Urbano, entre outras. Essas empresas nada mais são do que agregadores de conteúdo das companhias aéreas, ou seja, elas trazem ao consumidores todas as companhias mais baratas para o período de viagem que você determina. Ué, então elas são iguais? Não. Apesar de trabalharem de forma bastante similar entre si, essas empresas não são iguais, principalmente quando nos referimos ao pós-venda. Hoje em dia são raras as empresas que se preocupam com o cliente após a compra efetuada, e isso hoje faz toda a diferença. Para saber quais delas se importam com o cliente, veja essa comparação que fizemos via Reclame Aqui.

Além das tais OTAs que citamos, também existem uma infinidade de sites que trabalham como comparadores de preços, é o caso de sites como: Mundi, Voopter, SkyScanner, Kayak e JetCost, que integram tecnologicamente com diversas companhias aéreas e até mesmo as OTAs, mostrando assim, as tarifas mais baratas dentro do período de viagem desejado. Essas ferramentas até trabalham com uma certa lógica e oferecem algumas facilidades ao cliente, mas ainda não é o suficiente, afinal, exigem que você fique conectado e atento o tempo todo. Além disso, esses comparadores de preço hoje não apresentam os valores das tão conhecidas e famosas taxas, aplicadas tanto pelas companhias aéreas como também pelas OTAs.

Então o ideal é ficar atento à todos esses sites? Não. Bem, você até pode fazer isso, mas duvido que tenha tempo disponível para ficar 100% do tempo checando todos esses sites e “caçando” a melhor oferta.

Neste caso, a melhor forma de não perder nenhuma promoção é utilizar o Melhores Destinos, site pioneiro em divulgar promoções de passagens aéreas no Brasil. E como funciona? O Melhores Destinos possui Instagram, Twitter, Facebook e o próprio site para divulgar as promoções, ou seja, é muito difícil que você não seja informado de alguma promoção que esteja rolando.

Além disso, o Melhores Destinos também conta com uma extensão para o Google Chrome e App para iOS e Android, que envia notificação de promoção em tempo real para quem tem as versões instaladas, sem dúvida o aplicativo para celular é o mais eficiente de todos. O melhor de tudo é que tudo isso é totalmente gratuito, você não precisa pagar absolutamente nada e fica sabendo em primeira mão sobre as melhores promoções de passagens aéreas do Brasil. Ah, é legal lembrar que para o aplicativo de celular do Melhores Destinos, é possível também configurar que você só seja notificado com promoções em que os voos saiam da sua cidade ou das cidades mais próximas a você, assim você só será avisado para as promoções que realmente lhe interessam.

Para se ter uma ideia, o Melhores Destinos já divulgou promoção de passagens aéreas para os Estados Unidos com tarifas a partir de R$ 391 ida e volta e Europa a partir de R$ 332 ida e volta e muita gente aproveitou! É claro que essas mega-promoções não duram muito tempo no ar, mas é possível SIM aproveitá-las e garantir muitas viagens baratas pelo mundo.

Conclusão, para aproveitar SEMPRE as melhores ofertas, o ideal é ter o aplicativo instalado no seu smartphone/tablet, no seu computador e ficar sempre esperto nas redes sociais, dessa forma, a chance de você não saber de alguma promoção é extremamente remota.

Aproveite essas dicas e boas viagens!

Autor: Matheus Giácomo

Entusiasta da fotografia e publicitário de profissão, sou um viajante frequente pelo mundo com vontade de desbravar países e continentes a cada nova oportunidade.

Compartilhe este post em