As maravilhas da Cidade do Cabo

Dando sequência a demais destinos desse lindíssimo país, não poderíamos nos esquecer da capital legislativa do país, Cidade do Cabo, que é, sem dúvida uma das cidades mais lindas e mais desenvolvidas de toda a África do Sul. A cidade é a segunda mais populosa do país e é uma cidade super turística, aliás, é a partir da Cidade do Cabo que se chega ao histórico Cabo da Boa Esperança, também conhecido como Cabo das Tormentas, no extremo sul do continente africano. Além disso, é na Cidade do Cabo que está uma das mais lindas paisagens naturais do mundo, a Table Mountain.

cidade-do-cabo-africa-do-sul-viagens-incriveis-040

Partindo de Johannesburgo, a viagem para a Cidade do Cabo dura aproximadamente duas horas por avião, há diversas companhias aéreas que fazem esse trecho, uma delas é a Kulula, já considerada como uma das mais divertidas companhias aéreas do mundo, isso por que os comissários e tripulantes costumam fazer piadas e brincadeiras durante os voos. Nessa viagem ficamos hospedados no Hotel Table Bay, hotel delicioso com vista para o mar e localizado no Waterfront, local conhecido pela diversidade de deliciosos restaurantes e vida noturna agitada.

Para hospedagens mais em conta, a Long Street é famosa por possuir vários hostels para todos os gostos, uma excelente opção para quem quer conhecer mais pessoas e pagar mais barato na hospedagem. Uma outra opção de hotel para os viajantes que não querem gastar muito mas ter um hotel bastante confortável, é o The Regency, instalado em Sea Point e com uma localização excelente para quem pretende fazer os tours com a City Sightseeing, ver um pôr-do-sol mágico nas praias da cidade e diversos restaurantes na própria rua do hotel.

Existem alguns programas essenciais na Cidade do Cabo e que você não pode deixar de fora da sua lista e a ida ao Cabo da Boa Esperança é um deles. O passeio até lá é lindo e pode ser feito com excursão (existem diversas empresas que realizam esses e outros passeios) ou com um motorista particular/guia privado.  No caminho, uma parada obrigatória é a Boulders Beach, também conhecida como a praia dos pinguins. São mais de dois mil pinguins morando nessa colônia, uma ótima oportunidade para ver os animais em liberdade.

cidade-do-cabo-africa-do-sul-viagens-incriveis-047

Inicialmente chamado de Cabo das Tormentas, o extremo sul da África é um lugar, super importante para a história do mundo, além de ser muito lindo. Descoberto por volta de 1488, foi nomeado como “tormentas” pois aqueles que primeiro passaram, sofreram violentas tempestades. Depois, quando descoberto que seria o possível caminho das tão procurada “Índia”, o nome mudou para Cabo da Boa Esperança. Ainda, é o único local do mundo onde o Oceano Atlântico se une com o Oceano Índico.

O lugar é lindo, porém, há ventos fortíssimos, mas que não prejudica em nada o passeio. Na volta, uma ótima sugestão é a cidadezinha Franschhoek, é o “canto francês” da Cidade do Cabo. Infelizmente passamos pouquíssimo tempo lá, mas o suficiente para uma boa caminhada. Se tiver possibilidade, procure ficar pelo menos uma noite na pequena cidade, certamente não vai se arrepender.

Como dissemos no início do post, o passeio para a Table Mountain é um passeio incrível e super famoso por lá. O carrinho tipo bondinho do Corcovado sobe até 1.100 metros de altitude e do topo, uma vista linda de toda a Cidade do Cabo. Uma dica importantíssima: o clima na Cidade do Cabo costuma mudar de uma hora para a outra e não há muito como você se programar, ou seja, se perceber que o tempo está bom, corra para a Table Mountain e aproveite a vista. Essa foi uma dica de um nativo da cidade e extremamente importante.

cidade-do-cabo-africa-do-sul-viagens-incriveis-041

No topo da montanha há restaurantes e cafés, uma boa pedida para quem está com tempo e quer curtir um pouco mais da cidade. Do alto também conseguimos avistar a Robben Island, ilha onde Nelson Mandela ficou preso por mais de 18 anos. Infelizmente não tivemos tempo de visitá-la, mas uma ótima dica para quem tiver mais tempo na cidade.

Para quem gosta de programas radicais, a Cidade do Cabo também oferece dois dos programas mais incríveis que existem. O primeiro deles é o mergulho com o Grande Tubarão Branco e o Sky Diving. A empresa Skydive Africa nos buscou em nosso hotel por volta das 8 da manhã. Depois de um curto passeio de carro chegamos ao local de onde nosso pequeno avião decolaria. O avião é muito muito pequeno e todas as pessoas vão praticamente encaixadas.

Depois de passada todas as instruções, era a hora de colocar o equipamento e depois, começar o voo. A aventura começa no momento da decolagem, sentar perto da janela foi um privilégio (e uma tortura, pois eu seria a primeira a pular!). O avião vai a uma altitude tão alta que de lá conseguimos ver a cidade inteira. A sensação do pulo é única, incrível… Não há palavras para descrever, só pulando para saber mesmo.

cidade-do-cabo-africa-do-sul-viagens-incriveis-043

Outra atração bastante interessante na Cidade do Cabo, principalmente aos amantes de futebol, é a visita ao Estádio de Cape Town, construído para a Copa do Mundo de 2010. Além de ser monstruoso, é curioso ver que uma obra tão grande e que tenha custado tanto aos cofres públicos do país tenha virado um “elefante branco”, infelizmente exatamente como se esperava antes da realização do evento. Hoje o estádio é utilizado por ligas juvenis de rugby e não chegam a atingir nem 10% de sua capacidade total. Independente disso, se você é um amante do futebol, vale a pena a visita, principalmente em poder ver de tão perto o quão novo ainda o estádio permanece, com instalações novíssimas.

cidade-do-cabo-africa-do-sul-viagens-incriveis-039

O preço do tour guiado é de R 45,60, pouco mais de R$ 10,00, e é oferecido um tour de aproximadamente 1 hora, com visitação aos vestiários, camarotes, sala de imprensa e nível do gramado.

Em relação à alimentação na Cidade do Cabo, um dos melhores restaurantes que fomos, foi o Baia, localizado no Victoria Wharf ainda no Water Front, o restaurante tem um menu de frutos do mar e é realmente uma delícia. Tudo super fresco e muito bem preparado.

Como chegar?

A Cidade do Cabo tem um aeroporto (CPT) que recebe voos internacionais diretos do Brasil, operados pelas companhias South African e pela Latam. Outras companhias como a British Airways e Air France também fazem voos para a Cidade do Cabo, vale a pena pesquisar com cerca de 3 a 4 meses de antecedência para obter as melhores tarifas.

Caso o voo do Brasil chegue por Johannesburgo (JNB), o voo até a cidade do cabo dura aproximadamente 2 horas e pode ser operado por diversos companhias aéreas, incluindo a Kulula que comentamos acima.

Quando ir?

As viagens aconteceram no final de fevereiro/início de março, portanto, com temperaturas agradáveis. Como na Cidade do Cabo venta bastante, então é bem válido uns casaquinhos, já que mesmo com sol, a cidade é fresca. Não se engane, mesmo sendo África, o período de inverno a temperatura pode te castigar, o inverno sul africano é bastante rígido.

Veja no gráfico que montamos abaixo a média de temperatura da cidade para todos os meses do ano.

cidade-do-cabo-africa-do-sul-viagens-incriveiss-050

Informações importantes:

– A mão é inglesa, ou seja, o motorista dirige do lado direito, informação importante para quem deseja alugar um carro na África do Sul.

– Os principais idiomas são inglês e africâner, no entanto há dezenas de outros dialetos.

– O diferença do fuso é de +5 horas em relação ao horário de Brasília.

– A moda oficial do país é o Rand (R)

– É necessário tomar vacina de febre amarela até 10 dias antes do embarque.

– Não é preciso visto para entrar no país.

Confira abaixo toda a galeria de fotos do Viagens Incríveis na Cidade do Cabo.

Já conhece a Cidade do Cabo também? Tem alguma dica interessante para acrescentar? Deixe seus comentários abaixo e ajude os próximos viajantes.

Autor: Ana Luiza Montaury

Carioca, morando em Londres, apaixonada por fotografia, Ana é aficionada por viagens e todo feriado é uma oportunidade de conhecer lugares diferentes, seja perto ou longe.

Compartilhe este post em